Páginas

Cabeço de Montachique | Expansão Urbanística

Cabeço de Montachique a p&b
Carlos Costa Rodrigues 


Foi deliberada ontem, 6 de março de 2024, na 60.ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Loures, a proposta n.º 144, relativa à aprovação do Estudo Prévio do Conjunto Habitacional de Montachique, nos antigos terrenos pertencentes ao Ministério da Saúde e Quinta de São Gião, que terá de certeza, algum impacto na vida quotidiana, da população que aqui reside. 

Do que se sabe até ao momento, do projeto, é o seguinte:

a. Destina-se a pessoas que vivem em "situações indignas e que não dispõem de capacidade financeira para aceder, sem apoio, a uma solução habitacional adequada"

b. É um investimento PRR; 

c. A intenção desenvolve-se numa área de 14.864,55 m2, e contempla cinco edifícios afetos a habitação, num total de 72 fogos, de tipologia t1 a t4. 

d. O projeto faz parte da Estratégia Local de Habitação do Concelho de Loures.


Pessoalmente, e ao contrário do que me acusaram em tempos, em sede de Assembleia de Freguesia de Lousa, onde estive enquanto eleito, não sou contra o "progresso" - relativamente à demolição das ruínas do Sanatório Albergaria Grandella. Sou a favor sim, de estratégias que valorizem o território existente, da salvaguarda das pessoas que habitam nesses locais, da participação informada e consentida das populações, de projetos que acrescentem qualidade de vida e estejam em linha com as questões ambientais atuais, e acima de tudo, na comunhão de interesses. Sobre este caso em concreto, e com a informação disponível no momento, posso dizer que me parece interessante, embora julgue que o mesmo, não tenha sido ainda discutido ou apresentado com/a "quem cá vive", pelo que deixo, para já, as seguintes questões: 

1. Haverá uma nova entrada para o Parque Municipal do Cabeço de Montachique, através deste novo conjunto? Que permita à população do Cabeço de Montachique aceder ao mesmo, de uma forma pedonal, sem utilizar o carro até à entrada atual? Ou que coloque a sua vida em risco caso o pretenda fazer a pé?

2. Encontra-se pensado para estas novas habitações, o realojamento das pessoas que atualmente vivem nos edifícios existentes (Casal do Andrade incluído) e pertença agora do Município de Loures? 

3. Haverá demolições dos edifícios existentes? Se sim, em que moldes? 

4. A "velha" aspiração desta comunidade, ou seja a construção da Casa Mortuária, encontra-se acautelada? 

5. A inserção na ER n.º 374 acautelará o aumento de tráfego previsto? 

6. Haverá alteração ao perfil da atual ER n.º 374, nomeadamente condições de acessibilidade pedonal?
 
7. Foi pensada uma nova organização administrativa do Cabeço de Montachique, nomeadamente colocar a aldeia sobre administração de uma única freguesia - pelo menos no Concelho de Loures?


Contudo, e de forma a conseguir produzir uma análise mais efetiva, hoje mesmo, irei contatar a Câmara Municipal de Loures, de forma a obter uma síntese destas intenções, de forma a publicá-las aqui, neste blogue sobre o Cabeço de Montachique, para Memória Futura. 


Carlos Costa Rodrigues